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Seg Ago 04, 2008 2:13 am por FERNA1.6
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crie sua propria hack rom
:: Tutoriais e + :: Tutoriais
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crie sua propria hack rom
Bom tópico criado na intenção de facilitar a vida dos iniciantes que querem criar hack roms, mas não têm vontade de procurar por tutoriais, não sabem pra que serve diversas ferramentas e etc.
Atualizado "Tutorial A-Starter" 26/06/08
Atualizado "Tutorial Base edit" 05/07/08
Atualizado "Tutorial Rse Evolution" 11/07/08
Bem Vamos lá então
Atualizado "Tutorial A-Starter" 26/06/08
Atualizado "Tutorial Base edit" 05/07/08
Atualizado "Tutorial Rse Evolution" 11/07/08
Bem Vamos lá então
Você que tem vontade de criar a sua hack rom, mas não sabe nem ao menos como começar, inicie o trabalho pelo básico.
Você precisará de uma Rom para começar sua Hack Rom, então baixe a versão Ruby em português, pois é mais fácil editar ela.
Download: Pokemon Ruby (PT)
Bem,
agora que você tem uma rom que te servirá de base, começe fazendo
mudando a abertura que é um pouco complicado, mas não é impossivel,
irei fazer um breve tutorial mudando abertura simples.
:::: Mudando Abertura ::::
Primeiro será necessário o programa UNLZ, que será usado neste "mini-tutorial", vou postar umas aberturas simples pra vcs usarem.
Downloads:
UNLZ
Aberturas Simples
End
Vamos começar, estarei postando fotos, porém fotos que estarão em link, para economizar espaço.
UNLZ
Aberturas Simples
End
Vamos começar, estarei postando fotos, porém fotos que estarão em link, para economizar espaço.
1º Passo - Abra o Unlz e clique em "File", depois em "Open File" e selecione a rom que vc irá editar.
Foto
2º Passo
- Com o Unlz aberto e a rom selecionada, escreva ali na caixa de texto
em branco, onde tem um número "ZERO" e ao lado direito um botão "Goto",
digite 78 e clique no botão "Goto" e deverá estar como na foto abaixo:
Foto
3º Passo
- Agora clique no botão import e selecione a Abertura que você vai
querer, escolha uma daquelas que eu postei lá em cima e clique em abrir.
Foto
4º Passo
- Agora com a abertura que você escolheu aberta, clique no botão "Write
to Rom", marque todas as caixinhas de opções e clique em ok.
Foto
Feche o UNLZ e você terá um resultado assim:
Foto
Não deixe de conferir as outras aberturas.
Você provavelmente vai querer mudar aquele "Ruby Version", porém é um pouco mais dificil, mas vamos lá.
Ainda
no Unlz, vá no número 1638 e aperte "Goto", esse número funcionará
apenas em algumas versões. Agora clique em "Salve as..." e salve a
imagem em algum lugar e pegue a imagem num programa editor de imagens.
Você
vai notar que o "Ruby Version" vai estar divido em dois. Agora pegue as
duas imagens e coloque elas lado a lado com uma leve faixa entre elas,
mas frente a frente, assim você vai poder ver como vai ficar depois que
mudar.
Quando terminar coloque eles de volta na posição como estavam. Aí mude como quiser e salve em algum lugar.
Agora no UNLZ, clique em "Import" e selecione a imagem que vc fez e clique em "Write to Rom" marque as caixinhas e pronto.
Depois de mudar a abertura na sua hack rom, começe a mudar alguns mapas com o programa Advance Map.
Download: Advance Map
:::: Tutorial Advance Map ::::
:::: Tutorial Advance Map ::::
QUOTE
Permissões de movimentos
Clique
em Vista de permissões de movimento.Lá,você verá que cada quadrado
contém um respectivo número.O número dirá se você pode atravessar o
quadrado ou não!Exemplo:
1 - Não é permitida a travessia.Use isto para árvores,pedras,etc.
4 - Pedaço de mar;Você pode usar Surf e pescar.Use isso para oceanos.
C - É permitida a passagem.
D - O mesmo que o 1.
3C - Pode-se passar por cima e por baixo.
10 - Pode-se passar mas é em altura 2, por isso não se pode chegar em outros quadrados com C próximos a um desse.
0 - Usado pra intersexões entre alturas, como 10 e C.
Esses são os básicos,não sei o quê o resto faz.
Mas com isso já dá pra fazer uma boa hack rom.
Eventos
Agora chegou a vez dos eventos.
Sem os eventos você não iria entrar em nenhum lugar,não iriam haver pessoas no mapa nem itens.
Ia ser um jogo perdido
Mas agora vou explicar como isso funciona.
Continuando com o jogo aberto,mude para Vista de Events.
Lá estarão marcados todos os events do mapa.
Events são: Itens no chão,pessoas,scripts,posição de vôo,teletransportes,etc.
É possível mudar os lugares,deletar velhos e colocar novos.
Mas como fazer isso?
Primeiro vou explicar o quê significa cada um.
P amarelo num fundo verde = Item ou pessoa.
S amarelo num fundo vermelho = Mensagem.
W amarelo num fundo roxo = teletransporte.
S amarelo num fundo verde = Script.
F amarelo num fundo vermelho = Posição de vôo.
Agora,como se fazem novos?
Simples.Vá
para a direita e veja o Gestor de Events.Lá vai estar escrito a
quantidade de todos os Events que existem no mapa.Se estiver marcado 5
existem 5 por exemplo, e se estiver marcado 0 não existe nenhum do tipo.
Para
fazer um novo,aumente em 1 o número do que você quer criar e clique em
Alterar Events.Vai aparecer uma janela meio tosca.Clique em
Confirmar,selecione uma das 5 sequências que vai aparecer e clique em
Recolocar.
Se der certo,seu novo script estará no canto superior esquerdo pronto para ser posicionado em algum lugar.
Posicione ele em algum lugar e faça algo que dê sentido,como um W (Teletransporte) em uma entrada de caverna,por exemplo.
Pronto,fiz minha entrada de caverna.Mas agora,como eu faço pra essa entrada levar até a caverna?
De novo,simples.
Duplo-clique no W e aparecerá um monte de coisa,incluindo uma janela escrito Banco de Mapas e Mapa.Isso é que vai definir.
Agora
olhe nos outros mapas...do lado do nome estão escritos dois
números,certo? Pois é.Coloque o primeiro deles em BANCO DE MAPAS e o
segundo em MAPA.
Após isso,salve.
Pronto!Agora seu teletransporte te leva ao lugar que você queria!
Colocando Treinadores em rotas
E vou ensinar.
Primeiro,como
sempre,crie um script de Pessoa no mapa.Depois,deixe-o no lugar
escolhido.Visite algum outro mapa em que você possa ver um treinador
com o Sprite (imagem) que você quer.Copie o número que está escrito na
caixinha "Sprite" do treinador e o quê está escrito em "Script
Offset".Depois volte para seu novo personagem e coloque os dois nas
respectivas caixas dele.Aí você vai ver que seu novo personagem virou
uma verdadeira RÉPLICA do outro.Aí é só ajustar os Pokémons e níveis e
pronto.
Pena que não dá pra fazer isso com o Advance Map.
Pokemons Selvagens
Você sempre sonhou em encontrar aquele grande lendário no matinho,certo?
Ou mesmo encontrar um Torchic no matinho da Leaf Green...Pois agora você pode!
Abra sua rom e selecione o mapa.
Vá lá em cima e clique em Vista de Pokémons Selvagens.
Se há algo escrito como Tipo [insira uma caixa aqui]e embaixo outra coisa,você pode colocar Pokés selvagens.
Se há um botão escrito Criar Novo Pokémon Selvagem também dá.
Mas se não tiver nada escrito,desista,não dá.
Mas,agora,como colocar Pokémons selvagens:
Se
estiver como a primeira alternativa citada,clique em Expandir e
selecione Grama se quer encontrar Pokés na Grama,Água se quer encontrar
surfando e Pesca se quer encontrar pescando.Depois faça o velho esquema
do Confirmar > Selecione > Recolocar e vão aparecer várias caixas
com dois níveis disponíveis e a lista dos Pokémons.Selecione o Pokémon
desejado e os níveis onde se pode ser encontrado ele (por exemplo: se
eu colocar 5 e 8,ele será encontrado nos níveis 5,6,7 e .
Depois que selecionar clique em Salvar e aperte Ctrl + S.
Pronto! Agora você pode encontrar esses Pokémons selvagens .
Mude o nome da sua cidade.
Vá
no mapa desejado,clique em Vista do Cabeçalho e olhe para o quadrado
NOME.Vá para o segundo quadrado (da direita) onde está escrtito o nome
do local,mude-o e clique em Mudar Nome.Depois faça o esquema do
Confirmar > Selecione > Recolocar e pronto!O nome está mudado.
Adicione um ou mude o clima.
Selecione
o mapa desejado e vá em Vista do Cabeçalho.Vá em Estado do tempo e
selecione um novo clima! =D Pode até colocar nevasca no Centro Pokémon
e chuva no ginásio de fogo XD
Mude o tileset.
Já
notou que alguns lugares tem quadrados diferentes dos outros para mudar
o mapa?Pois isso acabou!Vá em Vista do Cabeçalho,Tilesets Utilizados e
mude =D
Não testei todos,mas só sei que em R/S/E os negócios como
Centro Pokémon e mato são 0 e caverna é 12 (ou 17,um dos dois) e o
clima de caverna em FRLG é 15.
Aumente o tamanho do mapa.
Mapa desejado,Vista do Cabeçalho,Tamanho do mapa.
Aí aumente o comprimento e a altura =D
Copie seu mapa ou faça novos.
COPIAR:
Selecione o mapa desejado e clique lá em cima (perto da fita) o botão
que tem a imagem de uma casa e tem uma inscrição : INS.Vá em CRIAR NOVO
LOCAL após clicar nisso e selecione o mapa.Aí clique em Criar e
Inseriar e pronto! Tem uma réplica do seu mapa em outro Banco de mapas.
P.S.: Se você trocar o nome da réplica,o normal também vai ser afetado.
CRIAR
NOVOS: Clique no botão que tem a imagem de uma casinha com a inscrição
NEW.Selecione o nome do mapa,altura,comprimento e os dois tilesets
usados.Depois disso ele será criado! =D
Faça novas conexões.
Após criar um mapa,vá perto da fita e clique no botão que tem quatro setas azuis.Aí comece a mexer nas conexões! =D
Isso
usa uma estratégia parecida com o teletransporte (usa o número do mapa
e o número do Banco de mapas).Se quiser adicionar uma direção,clique em
adicionar e insira o Banco de Mapas e o Mapa.
Ou se preferir pode ver esta video aula:
:::: Aqui::::
::::: A-Starter :::::
:::: Aqui::::
::::: A-Starter :::::
Bem, este programa muda os pokemons iniciais da sua ROM, então vamos começar.
Download: A-Starter
Após o download abra o A-starter, o que tem uma mãozinha apontando para baixo.
Foto
Logo após aberto clique em “File”, “Open ROM...”, lá em cima e escolha o lugar onde está sua ROM.
Foto
Após abrir sua ROM, vc terá uma imagem como esta:
Foto
Agora vamos entender:
Ali onde está: “Your Starter Pokémon", será onde vc irá trabalhar.
Logo abaixo você vê:
1. Pokeball 2. Pokeball 3. Pokeball
Isso está representando os pokemons iniciais que estarão naquelas pokebolas do começo, então caso vc queira mudar, clique na setinha e escolha o pokemon que quer que seja um dos iniciais, ou se preferir mude logo os 3, e Salve, clicando em “File” e “Save ROM”.
Exemplo:
Foto
Pronto agora vc tem os iniciais mudados, porém vc precisa mudar os pokemons que o rival irá usar, então mude os também de acordo com o seu gosto, porém percebaindicam qual pokemon seu rival vai pegar.
Exemplo:
Foto
Depois que você fizer isso, Salve e abra a sua ROM e veja as mudanças.
Foto
na primeira imagem que eu coloquei aquelas setinhas, elas
End
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